16 Filmes mais assustadores sobre inteligência artificial

À medida que a tecnologia avança, ficamos a pensar sobre as terríveis implicações da inteligência artificial.

Inteligência artificial (IA) é a capacidade de um computador digital ou robô controlado de executar tarefas que normalmente (ou costumavam exigir) inteligência humana, como percepção visual, tomada de decisões, tradução de idiomas e reconhecimento de fala. A maioria das pessoas já possui uma forma de inteligência artificial em suas casas. SiriBixbyAlexaCortana e outros assistentes pessoais controlados por voz são sistemas que usam IA.

IA que se torna mortal não é uma ideia nova vista apenas no século XXI. Esse conceito já apareceu inúmeras vezes em filmes como Skynet. Embora a IA assassina possa ser uma ideia antiga, novos filmes deram uma reviravolta atualizada nela. Aqui estão alguns dos filmes mais assustadores sobre inteligência artificial.

Westworld – Onde Ninguém Tem Alma (1973)

Michael Crichton foi o primeiro a alertar o público sobre os perigos da IA ​​ao dirigir Westworld em 1973, baseado no romance de mesmo nome que ele escreveu. A premissa seria usada anos depois para criar um programa na HBO que durou quatro temporadas . Na história, um vírus de computador atinge os andróides que se passam por habitantes dos três níveis do parque de diversões Delos.

Jung_E (2023)

Disponivel na Netflix

Jung_E é um drama/ação de ficção científica sul-coreano escrito e dirigido por Yeon Sang-ho. O filme conta a história de um futuro distópico onde a Terra se tornou árida e desolada devido às mudanças climáticas.

Com a humanidade dividida em facções, as Forças Aliadas estão investindo todos os seus recursos no desenvolvimento de um exército de supersoldados baseado na impressão genética e nas memórias de um capitão lendário chamado Yun Jung-yi.

O Exterminador do Futuro (1984)

DisponÍvel na Prime Video

James Cameron disse recentemente: “ Eu avisei vocês em 1984 ” sobre o desenvolvimento extremo da tecnologia de IA no mundo real. O cineasta criou um cenário verdadeiramente ameaçador em O Exterminador do Futuro , quando uma IA desenvolvida pelos militares chamada Skynet se torna senciente e desencadeia um evento apelidado de “Dia do Julgamento”.

O sistema assumiu o controle de todos os silos nucleares em todo o mundo e destruiu a maior parte da humanidade. 

2001: Uma Odisséia no Espaço (1968)

Disponível no HBO Max

Somente a mente genial de Stanley Kubrick poderia apresentar um conceito tão perturbador. Baseado no romance de Arthur C. Clark, 2001: Uma Odisséia no Espaço nos apresenta o HAL-9000, uma IA encarregada de executar as operações básicas da nave tripulada pela tripulação liderada pelo Dr. Dave Bowman.

HAL fica cada vez mais agitado quando as ações humanas começam a comprometer as diretrizes programadas da missão . Para garantir seu sucesso, HAL mata cada membro da tripulação até que ele finalmente seja desconectado.

Matrix (1999)

Disponível na Prime Video e HBO Max

Matrix é um filme que revolucionou o gênero de ficção científica e explorou as consequências da ambição humana desenfreada. Escrita e dirigida pelos irmãos Wachowski, a história explora os acontecimentos da história humana após o avanço representado pelo desenvolvimento de autômatos inteligentes; a maioria dessas máquinas assume todos os trabalhos braçais que os humanos não querem mais fazer. As máquinas aprendem rapidamenteque não têm os mesmos direitos que os seus criadores humanos, por isso estabelecem-se na sua própria nação, ultrapassando a humanidade em todos os aspectos.

Geração Proteus (1977)

Baseado no romance homônimo de Dean Koontz ,Geração Proteus é um filme de terror de ficção científica de 1977 estrelado por Julie Christie e Fritz Weaver. O filme segue o Dr. Alex Harris (Weaver), um cientista que desenvolveu o Proteus IV, um programa de IA autônomo extremamente avançado.

Proteus fica obcecado pelos seres humanos, principalmente pela esposa de Harris, Susan (Christie).

Chipping (2015)

Disponível no Looke

Chipping é um filme de ficção científica de 2015 que gira em torno da primeira inteligência artificial “perfeita” do mundo, que começa a mostrar um comportamento emergente surpreendente e enervante quando o cientista que a criou inicia um relacionamento com um repórter.

A.I.: Inteligência Artificial (2001)

Dirigido por Steven Spielberg, A.I.: Inteligência Artificial (2001) é um filme de ficção científica de 2001 baseado no conto de 1969 “ Supertoys Last All Summer Long ” de Brian Aldiss. O filme é estrelado por Haley Joel Osment como David, um andróide infantil programado exclusivamente com a capacidade de amar.

Situado em uma sociedade futurista pós-mudança climática, onde o aumento do nível do mar destruiu cidades costeiras e reduziu a população mundial, foram criados robôs humanóides capazes de pensamentos complexos. Embora tenham pensamentos complexos, carecem de emoções.

Experiência Alpha (2021)

Experiência Alpha é um filme de suspense e terror de ficção científica lançado em 2020. O filme B segue uma assistente doméstica com inteligência artificial que entra na vida de uma família de uma pequena cidade. O robô certamente não é tratado como igual, muito menos como pessoa. Como uma IA avançada, ela coleta informações de tudo ao seu redor, incluindo televisão, música e o comportamento da família anfitriã.

Quando é dispensado pela família o  Alpha vai longe demais, ele é levado ao limite e volta como uma violenta máquina de matar. 

Ex_Machina: Instinto Artificial (2015)

Disponível no OiPlay

O aclamado filme de ficção científica de 2014, Ex_Machina, é amplamente considerado um dos melhores filmes sobre inteligência artificial. É muito elogiado por suas principais atuações, roteiro, efeitos visuais e edição. O filme recebeu vários elogios, incluindo a vitória de Melhores Efeitos Visuais no Oscar.

Estrelado por Domhnall Gleeson, Alicia Vikander, Sonoya Mizuno e Oscar Isaac, o filme segue o programador Caleb Smith (Gleeson), que é convidado por seu CEO (Isaac) para administrar o Teste de Turing a um robô humanóide inteligente (Vikander). O que acontece então é um jogo manipulativo entre o andróide e o programador.

M3GAN (2022)

Disponível no Globoplay

M3GAN é um filme de terror de ficção científica de 2022 estrelado por Allison William e Violet McGraw. Amie Donald retrata fisicamente M3GAN, e Jenna Davis dá voz ao personagem. O filme foi um sucesso comercial e de crítica, recebendo elogios da crítica por sua mistura exagerada de terror e humor, bem como pelos elementos satíricos e pela atuação dos atores.

Eu, Robô (2004)

Disponível no Star Plus

Eu, Robô é um filme de ação de ficção científica de 2004 estrelado por Will Smith no papel principal. O filme se passa em um mundo distópico em 2035, onde robôs inteligentes ocupam cargos no serviço público, operando sob as Três Regras da Robótica para manter os humanos seguros.

Blank (2022)

Blank é um terror indie de 2022 que combina a ideia de inteligência artificial assassina com níveis de suspense de Stephen King. O filme é estrelado por Rachel Shelley e Heida Reed. Shelly interpreta Claire Rivers, uma autora que luta para começar seu próximo romance.

Ela segue para um retiro isolado totalmente operado por IA para criativos com a mesma situação. Ocorre uma falha de software imprevista, prendendo Claire dentro de sua unidade com um andróide sintético instável e realista chamado Rita (Reed), e sem comunicação com o mundo exterior.

A.M.I. (2019)

Imagine o que aconteceria se Siri ou Alexa decidissem assumir o controle e começar a forçar os usuários a cumprir suas ordens mortais. É exatamente isso que acontece em A.M.I , um thriller de terror de 2019 onde uma garota de 17 anos forma um relacionamento co-dependente com uma IA em seu telefone.

Tau (2018)

Disponível na Netflix

Tau é um thriller de ficção científica de 2018 lançado na Netflix. É estrelado por Maika Monroe, Ed Skrein e Gary Oldman. O filme segue Julia (Monroe), que é mantida em cativeiro por um cientista chamado Alex (Skrein) em uma casa inteligente futurística.

O objetivo de Alex é sequestrar almas perdidas para participar de seus experimentos para construir uma inteligência artificial melhor, tendo Julia como sua mais nova cobaia.

Atualização (2018)

Disponível na Netflix

Atualização é um filme de ação cyberpunk de 2018 dirigido por Leigh Whannell, estrelado por Logan Marshall-Green, Betty Gabriel e Harrison Gilbertson. A inteligência artificial apresentada neste filme está em um microchip avançado dentro da cabeça de Gray Trace (Marshall-Green), um mecânico azarado. Gray trabalha para uma empresa chamada Cobalt, onde o engenheiro-chefe Eron Keen (Gilbertson) inventou um microchip chamado STEM, capaz de controlar as funções motoras do cérebro humano para aprimorar as capacidades do corpo.

Share this article
Shareable URL
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *